CONHECIMENTO: VOCÊ NÃO SABE NADA E TEM CERTEZA QUE SABE TUDO!
Campos Veiga - Conhecimento: Você não sabe nada e trem certeza que sabe tudo.

CONHECIMENTO: VOCÊ NÃO SABE NADA E TEM CERTEZA QUE SABE TUDO!

Os mais jovens não foram informados a respeito do efeito DUNNING-KRUGER.

Trata-se de uma conclusão de dois geniais professores da Universidade Cornell.

Pasmem: Quanto menos conhecimento sobre um determinado assunto as pessoas  têm, mais elas acreditam que sabem muito mais do que especialistas e estudiosos e publicistas.

Nas Redes Sociais

Essa ode à ignorância é encontrada entre nós especialmente nas redes sociais, nas quais grandes ignorantes lecionam terraplanismo, malefícios gravíssimos da vacinação, teorias conspiratórias, veganismo radical e a falsa proteção à natureza.

Os ignorantes jamais pisaram numa universidade, não leram mais de dois livros, geralmente de Paulo Coelho.

Impressionante como esses ignorantes se vangloriam da própria ignorância, tentando disseminar a ideia de que a cultura e a ciência não nos dão respostas à quase nada, mas eles têm a solução de todos os problemas da humanidade, na ponta da língua.

O mais engraçado é que esses ignorantes, quando gravemente doentes, se abastados, procuram médicos e hospitais de grande nomeada a preços que quase ninguém suporta pagar.

Nesse sufoco, vale a ciência, o conhecimento científico adquirido, pelos médicos  em cerca de quinze longos anos de formação universitária, pós-graduação, doutorado e livre-docência.

Para os outros assuntos basta a própria ignorância e a sensação captada pelos professores de CORNELL.

Quanto mais ignorantes eles têm plena capacidade de resolver questões de física quântica, programar e explicar o funcionamento da Inteligência Artificial.

Dissertam como doutores e desprezam a opinião de quem realmente é especialista no assunto.

No Direito

No direito, a ignorância impera entre leigos e pretensos juristas que lecionam sobre matérias jamais estudadas, pesquisadas ou sistematizadas cientificamente.

Basta a aprovação no exame da OAB já se mostram professores, lecionando com empáfia e virulência.

Quem não é ignorante, como ele, deve ser enforcado em praça pública ou nas redes sociais, já que ousa discordar dos neófitos.

O Direito é uma ciência, aplicada a todos que são iguais perante a lei.

Os leigos, por estranhas razões tem lições magníficas sobre qualquer ramo do direito, e opinam com rara facilidade sobre a Constituição Federal

No direito do trabalho defensores da CLT e notadamente do sindicalismo criado pela Lei que Getúlio Vargas nos legou, se mostram gladiadores de uma norma do tempo em que não se saia de casa sem bengala, suspensórios,  chapéus e até polainas e farmácia era escrito com PH.

São leigos da geração X.Y ou Z e se encantaram com o período em que um sindicalista ascendeu ao poder e postulam a manutenção de uma legislação enferrujada, anacrônica e destruidora de sonhos e empregos.

Na Segunda Instância

No campo do direito penal os defensores da prisão em segundo grau de jurisdição se sentem profundos conhecedores do direito Penal e da constituição federal.

Não consideram, os ignorantes das redes sociais, que há temas jurídicos altamente complexos e dissertam em tom professoral sobre exegese de textos da Lei Maior.

Esses leigos sabem tudo e respondem com muita agressividade quando confrontados por uma opinião abalizada de quem estudou anos a fio, se preparou longos anos, para que sua postura se transformasse numa sentença.

No Final das Contas

Como é triste constatar que a internet, um instrumento de raríssima beleza institucional, educacional, em verdade, está servindo para disseminar a ignorância e a politização de assuntos altamente complexos, que devem ser levados à consideração de juristas de verdade, sem a capa do SUPER-HOMEM, mas a toga da sapiência de quem dedicou uma vida a estudos que levarão a uma nação melhor e menos raivosa.

Assim com frequência encontramos afirmações como:

“A reforma trabalhista acabou com a classe trabalhadora.”

“O STF é constituído de bandidos que resolveram soltar um criminoso.”

São afirmações falsas decorrentes dessa ignorância que faz com que os incultos tenham a terrível “certeza” de que sabem muito mais do que professores, doutores, juristas e cientistas.

A REFORMA TRABALHISTA não extinguiu os operários e a decisão da STF deve ser respeitada, já que se trata de tema constitucional de alta indagação.

Alguns Ministros têm mais razão que outros, mas não se deve invadir o tribunal em função de clamor social.

A TERRA NÃO É REDONDA E VOCÊS TEM QUE ACREDITAR NESSES IGNORANTES, PELA SIMPLES RAZÃO DE QUE, NÃO TENDO ESTUDADO ABSOLUTAMENTE NADA, DOMINAM TODO CONHECIMENTO HUMANO.

Se vocês assistiram a transmissão da chegada do homem à lua em 1969 e viram a foto da terra, tirada desde o nosso satélite natural, tudo não passou de ilusão de ótica ou uma transmissão televisiva desde o deserto de nevada.

Tem gente morrendo porque não tomou vacina e gente morrendo de raiva com tanta ignorância e virulência.

Minha carteira de vacinação está em dia!

Maurício de Campos Veiga

Advogado, professor e sócio fundador da CAMPOS VEIGA ADVOCACIA com vasta experiência na área jurídica empresarial trabalhista desde 1973.

Deixe uma resposta