AUMENTAM AÇÕES TRABALHISTAS LIGADAS A PANDEMIA
Campos Veiga Aumento Ações Trabalho Covid

AUMENTAM AÇÕES TRABALHISTAS LIGADAS A PANDEMIA

Foi lançado no dia 1 de maio de 20202 uma plataforma que permite visualizar, em tempo real, os dados dos processos cujas petições iniciais citam “Covid-19”, “coronavírus” ou “pandemia”.

A plataforma surgiu em parceria da ConJur com a instituição Fintedlab e a startup Datalawyer Insights e chama-se “Termômetro Covid-19 na Justiça do Trabalho”.

Os números mostram, de modo claro, os impactos imediatos da epidemia no mercado de trabalho.

Para se ter uma ideia, a ações trabalhistas envolvendo o coronavírus já geraram processos que somados estão chegando quase na casa dos R$ 4 bilhões (dados observados até 16/06/2020).

Até a manhã desta terça-feira (16), a ferramenta computava mais de 37 mil processos registrados na Justiça do Trabalho.

Os Líderes

O Estado de São Paulo lidera em número de causas, mas Pernambuco lidera em valores totais.

A indústria de transformação é o setor campeão em número de casos, seguido por comércio, reparação de veículos e atividades financeiras.

As Ações

Ao longo dos últimos dias, os trabalhadores que entraram na Justiça alegam que foram demitidos em função da crise gerada pelo novo coronavírus e que após a dispensa, não receberam o total ou parte das verbas rescisórias obrigatórias, compostas pelo aviso prévio, férias vencidas, 13º salário e seus proporcionais, bem como a multa de 40% aplicada ao FGTS.

Uma análise rápida mostra que isto está acontecendo porque as empresas, principalmente pequenas, estão cortando as vagas, mas não tem caixa para arcar com as despesas geradas pelas demissões.

“O que percebemos é que, conforme avançam os casos de infecção, também crescem os de processos na Justiça do Trabalho”, comentou o fundador da Fintedlab, Alexandre Zavaglia.

Tendência

Neste momento, em função das medidas de isolamento social, a Justiça do Trabalho está operando apenas com parte de sua capacidade

A tendência é que observemos um estouro de processos daqui para frente, com o relaxamento das medidas relacionados a pandemia.

A situação é delicada, empresas sem capital e aumento das ações.

Quer saber um pouco mais quais medidas podem ser tomadas? Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta